Análise: Neo Geo X Gold Limited Edition


Quando foi anunciado que iria ser lançada uma nova consola Neo Geo, muitos especularam que se tratava de uma falsa notícia e que as imagens não passavam de obra um fan com demasiado tempo nas mãos para criar concept art de uma nova consola.

Após algum tempo, para surpresa de muitos, foi então oficialmente anunciado o lançamento da Neo Geo X, que seria uma consola portátil capaz de correr jogos AES (através de emulação) com suporte para mais jogos (em cartões SD) e suportada oficialmente pela agora actual SNK-Playmore.

A consola em si foi desenvolvida e desenhada pela Tommo, publisher americana responsável por já ter publicado alguns títulos exclusivos do mercado japonês nos Estados Unidos, depois de ter recebido toda a aprovação da própria SNK-P para o projecto ver a luz do dia.

Inicialmente apenas com a inclusão da consola portátil, terá sido posteriormente confirmado que a primeira tiragem da consola iria chamar-se "Gold Limited Edition" e incluir uma Docking Station (para carregar a consola e jogar ligado a televisão por HDMI), uma réplica do Arcade Stick da No Geo AES e um jogo de oferta da pré-reserva: Ninja Masters


A portátil
A consola portátil em si tem um tamanho considerável, equiparável ao de uma PSP, e um ecrã com as mesmas dimensões. Possui botões para mudar o brilho do ecrã, volume do som e as várias entradas a quais já estamos habituados numa consola portátil (Headphone jack, USB, HDMI, AV out).

Ao ligarmos a consola pela primeira vez, demora cerca de 15 segundos a fazer 'boot' para o menu principal, onde depois então podemos escolher o jogo que pretendemos jogar. A Neo Geo X inclui na memória interna 20 jogos pré instalados, tendo alguns dos grandes clássicos da Neo Geo e também alguns títulos mais obscuros mas igualmente bons.

Depois de escolhermos o jogo que queremos jogar, o tempo de carregamento é de cerca de 5 segundos e podemos começar de imediato a jogar. Os jogos correm, na sua maioria, a uma velocidade praticamente igual à original, conservando até alguns slowdowns exactamente onde os jogos originalmente os tinham. Por outras palavras, são versões muito fiéis às originais, capazes de agradar aos fãns mais dedicados.

A consola possui um pad analógico  que, na minha opinião, é o melhor pad alguma vez lançado numa consola portátil, que me permite uma total mobilidade de controlo e consigo, pela primeira vez, fazer todos os golpes dos beat'em ups sem qualquer dificuldade.

A nível gráfico, os jogos estão quase fiéis aos originais, com pequenas diferenças aqui ou ali, mas nada que estrague de todo a experiência.

A Neo Geo X tem uma autonomia de aproximadamente 4 horas, mas como na minhas duas semanas joguei sempre com grandes intervalos (durante pausas, ou horas de refeição) acabei por ficar com a sensação que dura muito mais tempo.


Docking Station
A Docking Station é considerado por muitos o ponto fraco deste bundle, sendo que no momento desta análise ainda podemos detectar alguns problemas quando jogamos com ela por HMDI. Tal motivo deve-se ao facto do firmware ainda não ter sido optimizado para que os jogos sejam 'escalados' e fiquem bem nas grandes televisões. Neste momento, ainda temos que lidar com alguma pixalização, mas se optimizarmos as televisões conseguimos melhorar a imagem.

A Tommo ja prometeu o lançamento de um update ao firmware para corrigir todos os problemas que a consola está a ter neste momento com o output HDMI.

Tirando esses aspectos, a Docking Station é pequena e facilmente conseguimos inserir a consola para a carregar ou jogar na TV, apenas tendo que esperar um pouco mais do que o normal no tempo de boot quando a ligamos a TV.


Arcade Stick
Temos ainda a réplica exacta do arcade stick da AES, sendo que ele inclui exactamente as mesma peças usadas nos originais. O plástico tem um 'feel' (textura, talvez) diferente ao toque, o que na minha opinião é compreensível, pois será um pouco complicado e talvez inadequado reproduzir o mesmo plástico usado há 20 anos atrás no stick original.

O Arcade Stick responde bem, sendo que ao contrário do que estamos habituados nos arcade sticks convencionais, este é relativamente leve, o que leva muita gente a pensar que será frágil ou de fraca qualidade. Posso no entanto garantir que, após varias horas de jogo, o stick funciona na perfeição e sem qualquer tipo de problema no feedback.

Como bónus bastante positivo, este stick é compatível com PC/MAC e com a PS3.


Nota Final
A Neo Geo X Gold Limited Edition acaba por não ser um item destinado a qualquer gamer ou coleccionador. É uma consola que custa actualmente cerca de 200€. Posteriormente irá ser lançada um pacote só com a consola portátil em Abril, que irá custar cerca de 130€. Cabe a vocês mesmos decidir se preferem adquirir o conjunto completo com a Docking Station e o Arcade Stick ou aguardar apenas pela consola portátil a custo infeiror. Se tomarem a primeira decisão, recomendo que sejam rápidos, pois o stock é limitado e deixará de ser produzido brevemente, segundo as informações disponíveis até ao momento.

Com ligeiras diferenças face ao produto original, com espaço para melhoramento por parte da Tommo até que a consola seja uma réplica 100% fiel da Neo Geo AES e com o futuro lançamento de novos jogos, a Neo Geo X é uma consola aconselhável a qualquer amante da marca Neo Geo, retro gamer, ou coleccionador que saiba perdoar alguns pequenos defeitos. Pequenos defeitos esses, que acabam por não danificar a experiência e que serão certamente corrigidos com futuras actualizações.

João Faria

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :