Lojas online em crise no UK: HMV suspende as vendas através do site.

Como é do conhecimento geral, não é apenas em Portugal que se vivem grandes dificuldades financeiras e que os estabelecimentos comerciais vivem assombrados pela subida incontrolada dos impostos. Após alterações ao grupo TheHut, há poucos dias foi a vez da Play.com anunciar o encerramento da sua loja online e manter-se apenas activa como marketplace, à semelhança de outros sites como o eBay. O resultado desta decisão irá gerar um número avultado de quase 150 despedimentos. Esta decisão resulta não só da situação económica que se vive na Europa, como também das novas medidas tomadas pelo governo britânico sobre o acordo que regula as vendas de artigos provenientes dos pequenos paraísos fiscais no UK. 

Para os que não sabem, a Play.com, assim como outras lojas como HMV ou Zavvi sediavam-se nas ilhas do canal, nomeadamente Jersey e Guernsey, onde vigurava um acordo que permitia que os artigos de valor baixo estivessem isentos de determinados impostos, como o IVA (VAT no UK). Este é um dos principais motivos pelo qual os preços dos artigos no Reino Unido conseguiam ser por vezes tão baixos comparativamente ao resto da Europa. Com o término deste acordo, a Play.com sentiu necessidade de encerrar a sua actividade como loja online e deverá liquidar os seus artigos antes de se limitar a tornar-se num marketplace.

Agora foi vez da HMV decidir suspender a sua loja online. Há alguns dias atrás foi nomeada a Delloitte como administração do grupo, que se trata de uma das grandes quatro empresas experientes que oferecem serviços de apoio à gestão e administração de outras empresas e fazem a verificação da sua situação financeira. Muito recentemente, o site da HMV deu lugar a uma nota administrativa que informa a actual situação da HMV e a suspensão das vendas online. No entanto, a cadeia de lojas fisicas permanecerá activa.

Estas são, infelizmente, más notícias para os coleccionadores do resto do mundo, incluíndo Portugal. A HMV foi responsável por nos trazer um conjunto de edições limitadas, exclusivas do grupo no Reino Unido, como a CE de Ninja Gaiden Sigma 2 para PS3, uma edição exclusiva de Batman Arkham Asylum e de Bourne Conspiracy para Xbox 360 e PS3, a edição especial inglesa de Heavy Rain para PS3, o Talent Pack de Enslaved para PS3 e Xbox 360 entre muitas outras edições incluindo stellbooks. Algumas destas edições foram lançadas noutros países, mas a HMV detinha os direitos de venda das versões totalmente inglesas. 

A HMV era também muito popular por produzir diversas splicases exclusivas para imensos jogos, algumas das quais actualmente difíceis de arranjar, como as dos jogos Metal Gear Solid 3 (PS2), Metal Gear Solid 4 (PS3), Tranformers Revenge of the Fallen (Xbox 360 e PS3), Lost Planet 2 (Xbox 360 e PS3), uma capa exclusiva igual à japonesa para Metal Gear Solid Peace Walker (PSP), entre muitas outras.



Agora que o site da HMV encerrou (ainda não se sabe se permanentemente ou provisoriamente), esperemos que não hajam tantas edições exclusivas a alcançar esta loja, visto que agora elas ficarão restritas aos residentes do UK. As alternativas para os coleccionadores que não têm contactos no UK passam por recorrer aos preços especulativos do eBay.co.uk. 

Pedro Dias

SHARE THIS POST

Author: Pedro Dias
Coleccionador 'hardcore' e aficcionado por videojogos :)

0 comentários :